Esse pequeno apartamento possui uma área total de 28 m2, sendo 20 m2 internos e 8 m2 externos. Foi adquirido com o objetivo de investimento, devido à alta demanda por imóveis pequenos por parte dos estudantes da Universidade local, muitos dos quais vêm de cidades distantes. É também uma excelente opção para aluguel de temporada ou uso como imóvel de veraneio. O imóvel necessitava de uma modernização completa nos revestimentos, instalações hidráulicas e elétricas.
A planta baixa original, característica dos apartamentos antigos, apresentava uma pequena cozinha claustrofóbica logo na entrada, que não fornecia espaço suficiente para atender a todas as necessidades. O ex-morador até improvisou um nicho no corredor, invadindo parte do banheiro, para acomodar uma pequena geladeira. No banheiro, também havia uma instalação precária para a máquina de lavar roupa. Com todas essas modificações, a circulação no banheiro ficou prejudicada, sendo necessário pular sobre o vaso sanitário para chegar ao chuveiro.
Essa configuração estranha fazia com que você quisesse desistir da visita assim que entrava. Porém, o terraço convidativo, ensolarado e com uma bela vista, algo raro em apartamentos pequenos, foi decisivo na compra do imóvel.
Durante a reforma, a antiga cozinha localizada na entrada foi transformada em um closet, um local mais apropriado para trocar os sapatos ao chegar e que acomoda perfeitamente as roupas de uma pessoa ou até mesmo de um casal minimalista. O banheiro permaneceu no mesmo local, mas o lavatório foi reposicionado, melhorando a circulação. A escolha de acabamentos claros e o uso do mesmo material no piso e em uma das paredes dão a sensação de que o espaço é maior.
A cozinha foi integrada ao espaço social, permitindo aumentar a área de trabalho e armazenamento. Abaixo da bancada, encontra-se uma máquina de lavar e secar, um item essencial em imóveis pequenos. A mesa pode ser usada tanto para refeições como para atividades de trabalho. Um tapete delimita a área da sala de estar, que conta com um sofá-cama, proporcionando conforto para receber parentes ou amigos.
Aproveitando a altura do pé direito, foi criado um mezanino que acomoda confortavelmente uma cama de casal, proporcionando um ambiente mais reservado e com uma vista privilegiada da praça.
O terraço (foto da capa) possui uma pia que pode ser utilizada para reuniões ao ar livre com amigos, permitindo espaço para uma mesa de 4 lugares ou uma rede confortável. Além disso, há espaço disponível para cultivar plantas, e até mesmo para o convívio de um animal de estimação.